top of page

Achile Picchi

Pianista, Compositor, Regente

 

Natural de São Paulo. Doutor em Música pela UNICAMP/SP com tese sobre as Serestas de Heitor Villa-Lobos (2010) e Mestre pela USP com uma dissertação sobre Mario de Andrade (1996).

 

Foi professor na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP e atualmente é professor de composição e análise no Departamento de Música da UNESP, no campus de São Paulo.

 

Pesquisador de música vocal e especialmente canção de câmera brasileira, coordenador do grupo de pesquisa Grupo de Estudos da Canção de Câmera, registrado no CNPQ. Orientador da pós-graduação da UNESP com linha de pesquisa análise e pesquisa sobre canção de câmera, em especial a brasileira.

 

Pianista, compositor e regente de carreira nacional e internacional. Como solista e camerista, vem realizando recitais e concertos, no Brasil e no exterior, com regularidade.

 

Fundou e integrou, entre outros, o importante TRIO IMAGES (piano, violino e viola), que existiu de 1999 a 2010, realizando mais de mil concertos em seis países. Em 1993, ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor recitalista do ano. Em 1998, recebeu o Prêmio Nacional Carlos Gomes de melhor camerista do ano.

 

Como compositor, possui um extenso catálogo de obras para todas as formações, incluindo um extenso catálogo de canções de câmera, peças vocais com conjuntos instrumentais e voz e orquestra, estreadas e executadas no Brasil e no exterior. É detentor de prêmios internacionais e nacionais, tais como o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição Gilberto Mendes (SP, 2003).

bottom of page