

Coordenação geral:
Marilia Teixeira
1º FICC
26 a 29 . OUTUBRO . 2015
Direção Artística: Jean Reis

Vera do Canto e Mello
Soprano
Fundadora da Associação Brasileira de Canto, fez sua formação lírica no Rio de Janeiro complementando-a na Akademie für Musik und darstellende Kunst aus Wien, na Áustria (1969 a 1973), e na Universidade de Indiana, Bloomington, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright no curso de Pedagogia Vocal do Professor Roy Samuelsen (1981/82).
Quando em Viena, foi escolhida em audição especial para fazer o papel de Maria no musical de Leonard Bernstein, “WEST SIDE STORY”, em alemão, no Volksoper da mesma cidade (1972/73).
Foi diretora do Departamento de Musica da Escola Americana do Rio de Janeiro (1973 a 1978), época em que organizou vários concertos, recitais e apresentações de alunos e professores, além de fazer a preparação vocal de musicais como “O Violinista no Telhado”, “John Brown’s Body”, entre vários outros.
Fez o papel de Liu na ópera TURANDOT, de Puccini, por ocasião da reinauguração do Theatro Municipal em 1978 e, logo após, uma das três primas na opereta “LA PERICHOLE”, de Offenbach, no mesmo ano.
Em 1979 atuou como Annina na ópera “LA TRAVIATA”, de Verdi, dirigida e montada por Franco Zeffirelli, as três produções no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
De 1991 a 1996, apresentou-se em várias casas noturnas, em shows variados de música popular brasileira e americana. Em 2000, preparou vocalmente os atores Claudia Raia, Miguel Falabella e Tuca Andrada para o musical “O BEIJO DA MULHER ARANHA” no qual atuou como a mãe de Molina, personagem de Falabella, produção de grande sucesso em São Paulo.
Em 2007, protagonizou a Baronesa de Goytacazes no musical de Miguel Falabella, “IMPERIO”. Atuou no papel da Madre Superiora no musical “A NOVIÇA REBELDE”, dirigido por Claudio Botelho e Charles Moeller.
Leciona canto desde 1982 tendo preparado e formado vários atores e cantores que hoje brilham no cenário musical do Brasil e do exterior. Dentre seus alunos mais famosos destacam-se Marília Pêra, Alessandra Maestrini, Chiara Sasso e Rosana Lamosa.